Nossa pegada compensada...

 

    Todas as atividades humanas contribuem para o acúmulo de gases de efeito estufa que agem na atmosfera, de forma direta, como nos escapamentos dos automóveis, ou indireta, como no uso da energia elétrica (a emissão se dá na fonte da geração).
    Nas atividades de projeto de arquitetura não é diferente.
    Consciente de nossa obrigação em garantir a compensação do excedente de gases gerados, nosso escritório desenvolveu uma calculadora que visa aferir o quanto esta atividade contribui com o acúmulo de gases.
    Nosso cálculo apontou o número de 552 kg de CO² por projeto de arquitetura executado, levando-se em conta uma média dos valores colocados nos cálculos, para as principais fontes de emissões: energia elétrica, combustível, papel, tinta de impressão, alimentação e água.
Vamos compensar o meio ambiente por essas emissões, plantando árvores, que são eficientes “filtros” de gás carbônico.
    Assim, para cada projeto que elaboramos, serão necessárias cerca de 23 árvores adultas para fazer a compensação. Chamamos essas árvores de árvores viáveis.
    As árvores viáveis são aquelas que chegam a “pegar” quando plantadas, ou seja, quando não houveram perdas. As perdas ocorrem em função de fraqueza do indivíduo, falta de água, carências nutricionais ou
outras várias razões.
    A pesquisa nos aponta que, para cada 23 mudas de árvores viáveis que precisamos, devem ser produzidas e plantadas cerca de 30 mudas no total.


Comentários